A ISO 26000 é uma norma de orientação e fornece recomendações sobre a responsabilidade social. Não é uma norma certificável, mas pode oferecer as melhores práticas para sua própria organização, cadeia de fornecedores e mercado.
A norma define a Responsabilidade Social como a responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no ambiente, através de um comportamento ético e transparente que:
Contribui para o desenvolvimento sustentável, incluindo a saúde e o bem estar da sociedade;
Tem em conta as expectativas dos stakeholders;
Está em conformidade com a legislação aplicável e é consistente com as normas internacionais de comportamento;
Está integrada e praticada por toda a organização que a segue
A norma é válida para todas as organizações, pequenas ou grandes, públicas, comerciais ou não-governamentais.
Benefícios da norma ISO 26000
Com a implementação da ISO 26000 você pode otimizar seus processos internos e garantir a integração entre seus sistemas de gestão e de seus esforços dentro da responsabilidade social e sustentabilidade, melhorar seu relacionamento com os parceiros, governo, mídia, fornecedores, colegas, clientes e com a comunidade que opera.
A Gestão de Riscos é melhorada, pois a possibilidade conflitos de partes interessadas, devido a má publicidade e crises de reputação, é bastante reduzida.
Uma melhor reputação irá aumentar a motivação dos funcionários e a capacidade de atrair e reter colaboradores.
Os investidores, patrocinadores e a comunidade financeira também estarão mais interessados em investir em organizações éticas.